Módulo 1 - As Tecnologias como ferramentas ou como elementos estruturantes?

As tecnologias da informação e comunicação estão transformando os mais diversos setores, sempre estão anunciando novos aparelhos com as mais diversas funções, visando atrair o consumidor e oferecer facilidades e conforto no seu dia a dia.

Na educação também não é diferente, essas tecnologias estão mudando a relação ensino-aprendizagem, onde novas ferramentas possibilitam as mais diversas funções: produção de textos, gráficos, planilhas, jogos educativos, vídeos e muitos outros. Cabe aos educadores refletir sobre o uso destas máquinas e ferramentas, como também sobre as suas potencialidades aplicadas na aprendizagem de modo inovador, estimulando a produção do conhecimento no educando e não apenas servindo como um simples instrumento de atividades estáticas e repetitivas.

As tecnologias na sua dimensão estruturante permitem uma interação entre a criatividade, o pensar e a construção do saber, levando o educando a explorar as ferramentas e suas funcionalidades desenvolvendo o seu cognitivo.

O professor precisa repensar como utilizar as tecnologias na sua práxis, refletir sobre a relação ensinar e aprender, levando o educando a apropriação do conhecimento, onde as máquinas não devem servir apenas como ferramentas de repetição, ma sim como estimuladores para a construção do saber.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog