Como Melhorar a Educação Brasileira?

12/09/2011 - 20h59


FONTE: Valor
536 mil alunos ficaram abaixo da média na prova objetiva do Enem


BRASÍLIA - Mais de 536 mil alunos que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ficaram abaixo da média nacional de 511,21 pontos na prova objetiva. O número de estudantes corresponde a 52,98% do total que fez a prova em 2010. Os dados, divulgados hoje pelo Ministério da Educação (MEC), apontam que o percentual é menor do que na edição de 2009 do Enem. Na ocasião, 55,45% - ou cerca de 457 mil - do total tiveram desempenho abaixo da média nas questões objetivas do exame.

O índice de alunos que teve resultado igual ou superior à média brasileira no teste de múltipla escolha subiu de 44,55%, em 2009, para 47,02% no ano passado. A nota média dos estudantes, no país, aumentou dez pontos entre as duas últimas avaliações - de 501,58 para 511,21.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que "não há dúvida" de que a "escola pública melhorou", de acordo com as notas divulgadas do Enem 2010. "É praticamente impossível que as escolas públicas tenham piorado. Isso porque para a média nacional ter subido, o número de escolas particulares seria pequeno para puxar, sozinho, a média de todo o país", disse.

Haddad também explicou que 88% dos alunos matriculados vêm do sistema público de ensino. O ministro destacou que se investiu mais por estudante na rede pública do ensino médio nos últimos nove anos. O investimento passou de R$ 770 ao ano, em 2000, para R$ 2.373 ao ano, em 2009. Os investimentos, lista, incluíram de forma inédita o antigo colegial nos programas do governo federal de alimentação escolar, transporte e livros didáticos.

Ele também rechaçou a análise de que oito em cada dez escolas públicas tenham registrado nota abaixo da média nacional. No entanto, dados do próprio MEC apontam que entre as escolas com participação de mais de 75% no Enem 2010, apenas 13 escolas públicas aparecem entre as cem com as melhores notas.


Enem obrigatório

Fernando Haddad também lembrou que a obrigatoriedade da realização do Enem pelos estudantes do nível médio está sendo discutida no Congresso Nacional. Segundo ele, a proposta é que a avaliação seja integrada ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). "Estamos discutindo com secretários de educação considerar o Enem como um Enade, que todo mundo é convocado para fazer e é obrigado a participar", afirmou. O Enade - Exame Nacional de Desempenho de Estudantes - é aplicado para os alunos dos primeiros e últimos anos de ensino superior e é componente curricular obrigatório para que o aluno possa retirar o diploma.



(Daniela
Martins)



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog