A Importância do Inglês para a Geração Y

Estudo detalha importância do inglês nos processos seletivos




09-09-2011


A Catho Online identificou por meio da Pesquisa dos Executivos 2011, realizada em abril deste ano, que ter conhecimento em um segundo idioma é um diferencial para os profissionais se destacarem dos concorrentes na busca de um novo emprego ou para uma vaga de promoção. A pesquisa contou com a participação de 46.067 respondentes.

A língua inglesa ainda é a preferida pelo mercado, uma vez que 80% das entrevistas em língua estrangeira são realizadas em inglês. O segundo idioma mais utilizado nas entrevistas é o espanhol, com 13%.

Apesar do idioma ser um diferencial no mercado de trabalho, tanto na conquista de uma vaga, quanto dentro da organização, apenas 11% dos candidatos conseguem se comunicar sem dificuldades em inglês, e destes, apenas 3,4% conseguem falar e entender fluentemente sobre qualquer assunto.

Mesmo sendo algo positivo para todos os níveis, é comum que em níveis hierárquicos maiores essa preocupação seja ainda mais evidente. Profissionais de alta gerência e diretoria tem maior necessidade de se expressar em inglês, no entanto já é possível identificar um número grande de estagiários dedicados à aprendizagem de idiomas.

“Esse crescimento de estagiários que possuem fluência em outros idiomas é um reflexo de jovens de uma nova geração que já se preocupa com o futuro e se prepara para uma ascensão mais rápida no mercado”, diz Adriano Meirinho, diretor de Marketing da Catho Online.

A pesquisa foi realizada no mês de abril de 2011. A análise contou com a opinião de 46.067 participantes, que responderam a um formulário online com 249 perguntas, questionando sobre três dimensões da vida do profissional.

Foram levadas em consideração apenas as respostas de profissionais que possuem mais de 16 anos, que trabalham para empresas privadas ou mistas e residentes no Brasil. A pesquisa é realizada pela Catho Online desde 1988.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog