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YouTube cria vídeo para educar internautas sobre direitos autorais

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O vídeo com aproximadamente  cinco minutos mostra os personagens da animação Happy Tree Friends, criada pela companhia Mondo Media, falando ao espectador sobre o que consiste a propriedade intelectual e como funciona a lei que rege seu cumprimento.

MÓDULO 1- RESENHA

VANI MOREIRA KENSKI RESENHA: TECNOLOGIAS E ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância – Campinas, SP: Papirus, 2003. –(Série Prática Pedagógica). A obra trata sobre as tecnologias da informação e comunicação aplicadas ao ensino presencial e a distância, onde a autora faz reflexões a respeito das relações de ensino-aprendizagem, docente e discente, e a necessidade de mudanças na metodologia e prática pedagógica. O livro é composto por uma coletânea de textos da própria autora, produções estas resultantes das suas práticas de ensino, pesquisas, palestras e dos principais congressos educacionais nos últimos anos. A obra está estruturada em nove capítulos além da apresentação e das considerações finais, onde os conteúdos sempre vem trazendo reflexões sobre o uso das tecnologias na educação, possibilitando o entendimento de uma forma clara e aprazível. Por se tratar de uma coletânea de artigos produzidos e publicados, há al

Reciclagem das garrafas Pet

Preservar o planeta depende da atitude de cada um, pense no lixo como possibilidade de renda e emprego para muitas pessoas. Recicle!

Módulo 1 - Virtualidade, hipertextualidade, interatividade e suas potencialidades.

Os recursos disponíveis no ciberespaço tem possibilitado a construção do conhecimento de forma interativa, e não unilateral, as redes e suas comunidades ganham espaço tanto no virtual como no ambiente real, este último interligado ao virtual pelas TIC. O ambiente virtual disponibiliza recursos como o hipertexto, que é uma produção escrita com um conjunto de informações agregadas, incluindo textos relacionados, figuras, sons, vídeos, onde o acesso é viabilizado por links . Além do hipertexto outros programas permitem a virtualização, onde a leitura realizada pode ser interativa, com respostas instantâneas, envolvendo um grupo de pessoas ou vários grupos, estabelecendo um conjunto de relações, as redes. Entre os recursos estão os blogs , chats , o IP TV, fóruns, webquest e as redes sociais. O ciberespaço torna-se cada vez mais uma extensão do espaço geográfico, onde novos recursos são disponibilizados na rede, possibilitando uma gama de funções e ampliando suas potencialidades.

Módulo 1 - O ciberespaço e a cibercultura.

O ciberespaço, espaço pelo qual existe a comunicação, interação entre as pessoas sem a necessidade da sua presença física, vem sendo utilizado nos diversos setores: econômico, político, educacional, possibilitando uma maior fluidez nas informações e produção do conhecimento. A internet tem sido o principal ambiente do ciberespaço, onde novos programas surgem a todo instante, permitindo que as pessoas possam fazer diversas tarefas, em espaços virtuais distintos, mas que seguem os mesmos padrões tecnológicos para o acesso. O ciberespaço potencializa a interatividade, possibilitando que as fronteiras entre os países sejam superadas, dinamizando a comunicação enriquecendo outras áreas como a cultura, a cibercultura. A Cibercultura surge quando a tecnologia aperfeiçoa os canais de informação e comunicação, permitindo que populações de diversos lugares do planeta disseminem suas produções artísticas, históricas, culturais, criando um ambiente propício ao saber, mas que pode também, servi

MÓDULO 1- Tecnologias

A tecnologia surge da necessidade de satisfazer as necessidades dos seres humanos: alimentação, proteção, abrigo, comodidade, conforto entre outras. A adversidade faz com que os seres humanos desenvolvam técnicas para amenizar, suprir suas deficiências, criando meios, conhecimentos, produções que darão origem a novas tecnologias, onde estas, funcionaram como uma extensão dos sentidos do homem. As máquinas por mais eficientes  que sejam não podem ser consideradas superiores aos seres humanos, a criação não dominará o criador. As máquinas são meros reprodutores de informação, pois são limitadas para o que foram programadas, devendo ser consideradas um engenho a serviço do homem.

Módulo 1 - As Tecnologias como ferramentas ou como elementos estruturantes?

As tecnologias da informação e comunicação estão transformando os mais diversos setores, sempre estão anunciando novos aparelhos com as mais diversas funções, visando atrair o consumidor e oferecer facilidades e conforto no seu dia a dia. Na educação também não é diferente, essas tecnologias estão mudando a relação ensino-aprendizagem, onde novas ferramentas possibilitam as mais diversas funções: produção de textos, gráficos, planilhas, jogos educativos, vídeos e muitos outros. Cabe aos educadores refletir sobre o uso destas máquinas e ferramentas, como também sobre as suas potencialidades aplicadas na aprendizagem de modo inovador, estimulando a produção do conhecimento no educando e não apenas servindo como um simples instrumento de atividades estáticas e repetitivas. As tecnologias na sua dimensão estruturante permitem uma interação entre a criatividade, o pensar e a construção do saber, levando o educando a explorar as ferramentas e suas funcionalidades desenvolvendo o seu cognit